Raquel Lyra não vai usar de indicação política para nomear poderosas Gerências Regionais de Educação

You are currently viewing Raquel Lyra não vai usar de indicação política para nomear poderosas Gerências Regionais de Educação

O Governo do Estado sob Raquel Lyra vai abrir seleção pública interna para selecionar os novos titulares das Gerências Regionais de Educação da Secretaria Estadual de Educação do Estado.

O cargo é muito cobiçado politicamente pelos deputados estaduais, pois aplica verbas próprias nas comunidades escolares, indica vagas de terceirizados, além de gerir a maior categoria de servidores do Estado, os professores.

Na história de Pernambuco, já houve muita disputa de deputado para indicar o titular dessas Gerências.

No primeiro dia do governo Raquel Lyra (PSDB), a educação do Estado foi paralisada pela exoneração dos titulares destas Gerências. Até as matrículas nas escolas foi ameaçada.

Raquel voltou atrás em poucos dias e manteve os gerentes da gestão anterior, provisoriamente.

Agora, será feito um processo seletivo público em que todos os professores qualificados do Estado poderão disputar.

Portaria foi assinada para constituir “Comissão Especial, no âmbito da Secretaria de Educação e Esportes, com a finalidade de orientar e coordenar as ações e procedimentos necessários à abertura e realização do processo de seleção interna para provimento de cargo em comissão de Gestor das Gerências Regionais de Educação – GRE”.

O critério, segundo a secretaria, será de respeitar os “preceitos da isonomia, transparência e eficiência da administração pública, que orientam a conduta das organizações administrativas a fim de assegurar a legalidade, impessoalidade, moralidade”. Ou seja, sem indicação política.