Produção de energia limpa cresce no Brasil nos quatro primeiros meses do ano

You are currently viewing Produção de energia limpa cresce no Brasil nos quatro primeiros meses do ano

A produção de energia limpa cresceu e por consequência reduziu a de usinas consideradas mais poluentes, no primeiro quadrimestre de 2022. O levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica mostra que a geração de energia limpa cresceu 6% nos primeiros meses deste ano, na comparação com 2021.

No Sistema Interligado Nacional, a participação da energia hidráulica, que são das hidrelétricas, passou de 73% no ano passado para 77% este ano. A eólica, dos ventos, de 9% chegou a 10%. E a solar, dobrou: de 1% para 2%. No mesmo período, a energia térmica teve uma redução de 17% para 11%.

Apesar do crescimento de 100% da energia solar, essa é uma matriz energética ainda com pouca participação no sistema. No caso das hidrelétricas, os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que é o mais importante do país, já estão com quase 70% da capacidade. Em 2021, eles chegaram a ficar com 16%.

Apesar da bandeira tarifária ter sido retirada das contas, o consumidor ainda vai continuar pagando mais caro pela energia. De acordo com o gerente do Instituto de Energia e Meio Ambiente, Ricardo Baitelo, esse dinheiro a mais é para pagar o uso intenso das usinas termelétricas em 2021.