Foram duas medalhas de ouro, uma de prata e mais duas de bronze na 63ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática, que aconteceu este ano em Oslo, na Noruega. Além das 5 medalhas, o Brasil ainda ganhou uma menção honrosa.
A competição, apelidada de “IMO”, é um dos maiores torneios de ciências exatas do mundo a nível estudantil.
Olavo Paschoal Longo, de São Paulo (SP), e Marcelo Machado Lage, de Belo Horizonte (MG), foram os medalhistas dourados.
O carioca Rodrigo Salgado Domingos Porto levou a prata, enquanto as medalhas de bronzes foram conquistadas por Eduardo Henrique Rodrigues do Nascimento, de Goiânia (GO), e Gabriel Cruz Vitale Torkomian, de São Paulo (SP).
A menção honrosa foi para João Pedro Ramos Viana Costa, de Fortaleza (CE). A distinção é oferecida ao competidor que obteve um desempenho digno de reconhecimento e aplausos dos demais colegas.
A Olimpíada Internacional de Matemática acontece desde 1959, premiando estudantes do Ensino Médio de mais de 100 países.
O Brasil já conquistou 152 medalhas – 13 de ouro, 53 de prata e 86 bronze, além de 35 menções honrosas.
Neste ano, 589 estudantes de 104 países participaram da IMO.