Museu do Cangaço, em Serra Talhada, ameaça encerrar atividades por falta de recursos financeiros

You are currently viewing Museu do Cangaço, em Serra Talhada, ameaça encerrar atividades por falta de recursos financeiros

Localizado em Serra Talhada, no Sertão, o Museu do Cangaço, que abriga o maior acervo sobre a memória do cangaço do Brasil, ameaça encerrar as atividades por falta de recursos financeiros. O espaço, que não tem convênio governamental e sempre foi mantido unicamente pela Fundação Cultural Cabras de Lampião, conta com a contribuição popular para manter as despesas.

O museu, criado em 2009, conta com mais de 2,3 mil peças entre fotografias, armas, moedas, objetos e utensílios do Cangaço e do cotidiano sertanejo, como também documentos, como bilhetes escritos pelo próprio Lampião.

Os turistas que visitam o Museu do Cangaço têm a oportunidade de mergulhar na história do cangaceiro mais famoso de Serra Talhada, Virgulino Ferreira da Silva, mais conhecido como Lampião. O Museu reforça o lado cultural dos integrantes dos cangaceiros, vistos unicamente como violentos e voltados para o banditismo, e também apresenta um lado pouco mostrado,’ como o xaxado, difundido como dança de guerra e entretenimento.

É possível fazer contribuições por meio do PIX, para cabrasdelampiao@gmail.com. Os empresários que desejarem fazer uma parceria com a Fundação Cultural Cabras de Lampião também podem entrar em contato com a presidente da Fundação, Cleonice Maria, através do número: (87) 99938-6035.

Com informações do G1 Caruaru