Escola de Matureia inclui disciplina de libras na grade curricular e dá passo importante para inclusão no ambiente escolar

You are currently viewing Escola de Matureia inclui disciplina de libras na grade curricular e dá passo importante para inclusão no ambiente escolar

A Língua Brasileira de Sinais, é uma modalidade gestual-visual viabilizando a comunicação e o aprendizado através de gestos, expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 2002, através da Lei nº 10.436. Libras é utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo, uma importante ferramenta de inclusão social.

A Escola Municipal Maria Tâmara Souza do Nascimento se torou uma das pioneiras com a implantação da disciplina na grade curricular de ensino no ano letivo de 2022.

A disciplina é ministrada pela professora e interprete de libras, Alana Oliveira, com aulas nas turmas da escola, do 6º ao 9º ano, uma vez por semana, contando com o apoio de materiais didáticos em libras para a aprendizagem dos alunos.

São realizadas aulas de interpretação do alfabeto em libras, interpretação de músicas, jogos didáticos e dentre outras atividades para o conhecimento da linguagem de sinais.

A implantação do ensino de libras na escola busca a inclusão social da comunidade surda e o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais pelos alunos que não possuem deficiência auditiva, para que possam se comunicarem com a comunidade surda.