Mais 48 mil doses da vacina CoronaVac contra Covid-19, produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, chegaram a Pernambuco na noite da quarta (24) e seguem, nesta quinta-feira (25), para os municípios Segundo o governo do estado, esse novo lote tem como destino a imunização de trabalhadores de saúde.
Esse lote veio das 1,2 milhões de vacinas entregues pelo Instituto Butantan, em São Paulo, ao Ministério da Saúde. O montante faz parte das mais de 3,9 milhões que devem ser distribuídas ao ministério nos próximos dias.
Para concluir a imunização, a CoronaVac necessita de uma segunda dose com 21 a 28 dias após a primeira aplicação. De acordo com o secretário de Saúde do estado, André Longo, o lote do Butantan é para ambas as doses, e os municípios recebem as duas já nessa entrega.
O estado recebeu, na manhã da quarta, outras 82 mil doses da vacina Oxford/Astrazeneca, destinadas a idosos entre 80 e 84 anos de idade. Com isso, apenas na quarta, foram 130 mil doses do imunizante contra Covid-19 que chegaram a Pernambuco. Ao todo, já foram 641.560 doses recebidas pelo estado.
Nesta quinta-feira (25), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou que vai ampliar a vacinação de idosos, imunizando agora aqueles que têm a partir de 78 anos.
O primeiro lote de vacinas a chegar no estado contou com 270 mil doses da Coronavac, imunizante desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac e produzido no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Com as primeiras doses, a vacinação no estado teve início em 18 de janeiro.
Posteriormente, outras 38,4 mil doses do mesmo imunizante foram enviadas a Pernambuco. Em 7 de fevereiro, o quarto lote de vacinas chegou contendo 118.200 doses (veja vídeo acima).
Anteriormente, outras 84 mil doses da vacina Oxford/Astrazeneca já haviam chegado a Pernambuco. Essas doses foram destinadas à imunização de idosos com idade acima de 85 anos.
Com informações do G1 PE