Hepatite misteriosa causa apreensão e dúvidas nos cientistas e nas pessoas

You are currently viewing Hepatite misteriosa causa apreensão e dúvidas nos cientistas e nas pessoas

Depois da pandemia de covid-19, todo planeta agora, está se voltando para a tal hepatite misteriosa. É hepatite porque ataca o fígado e é misteriosa porque não se sabe ainda o que tem causado essa inflamação no órgão, especialmente de crianças pequenas, mas também de adolescentes.

As pesquisas sobre essa nova doença esbarram diante de dois fatores que apontam para um delicado desafio sanitário. A hepatite misteriosa tem um percentual de agressividade bem maior que as outras hepatites já conhecidas e os casos têm aparecido em várias partes do mundo.

No Brasil o Ministério da Saúde informou que 64 casos de infecção da hepatite misteriosa estão em apuração, entre eles o de uma menina de 4 anos do Rio de Janeiro que precisou de um transplante e uma adolescente do interior de Pernambuco de 14 anos, que também precisou ter o órgão transplantado.

Uma das primeiras descobertas acerca dessa inflamação é a presença do adenovírus nos pacientes, porém até aqui não se conclui que o microrganismo é o agente causador da doença. Dois terços das crianças que tiveram a hepatite misteriosa tinham no sangue ou na urina o adenovírus, mas esse vírus não foi encontrado no tecido do fígado lesionado.

Em outra frente de apuração está a possível relação da hepatite misteriosa com a Covid-19. Muitos dos pacientes são crianças pequenas, não vacinadas contra o coronavírus e muitas delas já tinham pegado Covid antes. A suspeita nesse caso é de uma reação tardia e prolongada do corpo à doença. Só que até aqui não se conseguiu atestar que todos os pacientes já tinham tido mesmo contato com o coronavírus.

Enquanto aguardam respostas, os pais devem ficar atentos aos sintomas dessa hepatite e procurar rapidamente atendimento médico diante de um quadro de icterícia ou amarelão, por exemplo.