O Dia Nacional da Rádio é comemorado, todo dia 25 de setembro. A data lembra o nascimento de Roquete Pinto, nome com papel relevante na radiodifusão nacional. Este blogueiro é suspeito pra falar, pois além de escutar rádio desde pequeno, faz mais de 15 anos que atuo na radiodifusão. Por isso pra mim, rádio é vida, informação, diversão, música, instrumento de transformação e muito mais.
A pesquisa Inside Radio 2022, trouxe números que mostram a força desse canal de comunicação extremamente importante para a sociedade brasileira, principalmente no interior, onde, por muitas vezes é o único canal de informação confiável, com notícas da região.
A pesquisa apontou que o veículo é ouvido por 83% da população, o que representa um aumento de 3% em comparação a 2021.
Em média, cada ouvinte gasta 3h58 com o rádio por dia. A evolução de como o conteúdo é consumido também chama a atenção: 80% ouvem pelo rádio comum, 26% pelo celular, 4% em outros equipamentos e 3% pelo computador.
A aferição da credibilidade é outro destaque: 56% dos entrevistados dizem que confiam no veículo para se manterem informados. Essa confiança pode ser determinante para a manutenção ou chegada de novos anunciantes.
Segundo o Inside Radio 2022, 82% dos ouvintes se lembram de ter ouvido propagandas no rádio e quase 40% já converteram o anúncio escutado em compras ou pesquisas. Em números consolidados, 6.677 anunciantes e 7.065 marcas investiram em rádio no 1º semestre de 2022, um aumento de 31% e 38%, respectivamente, em comparação a 2021.
“O rádio se reinventa com as multiplataformas e sua presença nas redes sociais, mas sem perder suas características, seu jeito único de entreter, prestar serviço, informar. E Pernambuco se orgulha pelo papel relevante na sua história”, diz o presidente da ASSERPE, Nill Júnior.
Com informações da ASSERPE