A Olimpíada Brasileira de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (OBERERI), aconteceu em 2024 e reuniu escolas de todo país, a Escola Municipal Baraúnas, localizada próximo ao Distrito de Riacho do Meio, em São José do Egito se destacou positivamente.
A Escola Baraúnas participou da OBERERI, através da Equipe Gama, composta por alunos do 8° e 9° de 2024 sob a orientação do professor Caio Santos. Os quais elaboraram um projeto visando aprimorar a aplicação das leis de educação étnico racial em sala de aula. Realizando assim a exibição de filmes pertinentes à temática, a elaboração de redações, apresentações de seminários e a produção de um curta metragem, tudo isso vivenciado durante o ano letivo de 2024.
Como resultado do trabalho apresentado e inscrito na olimpíada, a equipe se classificou em 5° lugar no ranking Nacional, em 2° lugar na região Nordeste, e em primeor no estado de Pernambuco.
“Essa é muito mais do que uma competição acadêmica; é uma oportunidade única de promover a reflexão, o debate e a conscientização sobre as questões étnico-raciais em nosso país.” Disse a ex-diretora da escola, professora Aldiglebia.