Consórcio Nordeste apresentará proposta para compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik, diz governador da Paraíba

You are currently viewing Consórcio Nordeste apresentará proposta para compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik, diz governador da Paraíba

Um ano se passou desde a primeira morte por Covid-19 no Brasil. Durante esse tempo, muito se falou sobre o “novo normal”. Usar máscara, manter o distanciamento social, fazer quarentena, higienizar as mãos. Essas medidas foram aplicadas para tentar frear o contágio da doença enquanto cientistas desenvolviam as vacinas. Mas agora, com as vacinas sendo aplicadas no mundo, podemos começar a pensar no “velho normal”? Ele ainda existe?

O governador da Paraíba, João Azêvedo, anunciou que o Consórcio Nordeste apresentará nesta sexta-feira (12) proposta ao Fundo Soberano Russo para comprar 39,6 milhões de doses da vacina Sputnik V.
Azevêdo disse que as doses seriam incorporadas ao Plano Nacional de Imunização.

O imunizante já está sendo aplicado em outros países, mas ainda não obteve a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com João Azevêdo, a negociação com o Fundo Soberano Russo começou ainda no ano passado e teve como principal articulador o governador baiano Rui Costa. Ele explica também que a compra e a entrega dos imunizantes tornam-se possível depois da aprovação e sanção da Lei nº534, de 2021, que autoriza a compra de vacinas por pessoas jurídicas de direito privado.

O governador disse que a compra vai garantir a continuidade da vacinação no país. “O Brasil precisa, mais do que nunca, de união e vacina. É assim que venceremos essa pandemia”, escreveu.

O governo brasileiro estima contar com 22 milhões a 25 milhões de vacinas em março, “podendo chegar a 38 milhões”, fornecidas pelo Butantan e pela Oxford/Astrazeneca. A quantidade é menor do que a última previsão divulgada pelo Ministério da Saúde, no dia 6 de março, de 30 milhões de doses. A redução é a quinta feita nas previsões de doses a serem entregues no mês de março.