‘Amor ou o Litrão’ foi escrita em 10 minutos, gravada após viagem de 4 dias e levou bregadeira ao nº1

  • Post author:
You are currently viewing ‘Amor ou o Litrão’ foi escrita em 10 minutos, gravada após viagem de 4 dias e levou bregadeira ao nº1

Amor ou o litrão”, música mais ouvida em streaming no Brasil nos últimos dias e maior aposta de hit do verão até agora, é resultado de uma viagem de ida e volta da Bahia a SP. A jornada foi embalada por um ritmo em ascensão: a bregadeira.

João Paulo Oliveira Nascimento tinha oito anos quando saiu de Tucano (BA), a 226 km de Salvador. João aprendeu a tocar teclado, incentivado pelo pai.

Entre um show e outro, ele trabalhou e largou o emprego numa marcenaria. Há dois anos, resolveu arriscar e se dedicar 100% à música. João adotou o nome artístico Petter Ferraz e virou cantor de forró e produtor de funk na produtora KMais, na Zona Sul de São Paulo.

Aos 25 anos, em 2020, ele embarcou em uma viagem no sentido oposto: de São Paulo ao sertão da Bahia, dessa vez para Antônio Cardoso, a 94 km de Salvador.

O objetivo de Petter na viagem era gravar uma música com um jovem de 14 anos que viralizou no Instagram. O Menor Nico virou fenômeno ao cantar e dançar de um jeito engraçado a música “Litrão”, sucesso na voz de grupos de forró como “Unha Pintada” e dos sertanejos Matheus e Kauan.

A produção teve um toque especial: a base da bregadeira, com pitadas de funk. A bregadeira é uma variação mais dançante e eletrônica do brega, com toques de pagodão baiano. Na década passada, artistas baianos como o grupo Bonde do Maluco ajudaram a dar forma a esse subgênero.

Outros artistas populares na Bahia como Boyzinho O Rei da Bregadeira, Dodô Pressão O Trator da Bregadeira e o grupo Bonde da Bregadeira surfaram no sucesso local desse ritmo. Um dos cantores que mais crescem nas paradas do Brasil hoje, Rogerinho, também canta bregadeira.

Com informações do G1