Depois de reunião, SAMU tem nova data para entrar em funcionamento no Pajeú

You are currently viewing Depois de reunião, SAMU tem nova data para entrar em funcionamento no Pajeú
Foto: Wellington Júnior

O funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Pajeú e outras regiões do Estado, deve começar a funcionar em Março, pelo menos essa é a nova promessa do consórcio, formado para colocar em funcionamento o serviço.

Depois do encontro dessa quinta (14), os 35 municípios integrantes da III Macro, aderiram à implantação do SAMU Regional, uma luta que durava anos e ganhou destaque até na impresa estadual.

Dos 35, quatro ainda não haviam assinado o termo de adesão: Tuparetama, Ibimirim, Quixaba e Iguaracy. A boa notícia é de que seus gestores mudaram de opinião e assinaram o termo durante a reunião. A apresentação e organização do encontro foi do CIMPAJEÚ..

O plano de funcionamento do SAMU consorciado na macrorregional em Serra Talhada, envolve municípios do Pajeú, Moxotó e Sertão Central.

Farão parte do consórcio, os municípios de Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa (VI Geres), Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, Solidão, São José do Egito, Tabira, Tuparetama (X Geres), Betânia, Calumbi, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada, Triunfo, Carnaubeira da Penha, Floresta, São José do Belmonte e Itacuruba (XI Geres).

O SAMU Consorciado da III Macro Região cobrirá uma área de mais de 8 milhões de km² e beneficiará uma população estimada em 860.421 habitantes.

O custo per capita inicial para cada município é de 55 centavos por habitante. Esse custo pode sofrer alguma alteração com base na variação de insumos e manutenção. A gestão deverá ser feita por uma OS que ainda vai ser contratada.

Os municípios de Arcoverde, Tacaratu, Manari, Inajá, Carnaubeira da Penha, Tupanatinga e Santa Terezinha, assinaram o termo de adesão mas estão inadimplentes com a primeira parcela do rateio para colocar o serviço em pleno funcionamento. Na reunião, todos assumiram o compromisso de quitar a primeira cota.

Com informações do Blog do Nill Jr.