A partir de segunda-feira (27), eventos esportivos, incluindo os jogos de futebol profissional, em Pernambuco, poderão contar com público de até 2,5 mil pessoas que tomaram vacina contra a Covid-19. Na mesma data, fica autorizada a ampliação da quantidade de pessoas em shows, eventos culturais e corporativos, com a mesma quantidade de participantes liberada para os estádios.
Uma das mudanças anunciadas é que bares e restaurantes poderão funcionar até a 1h, todos os dias. Os shoppings, por sua vez, poderão fechar à meia-noite. Essas novidades do avanço do Plano de Convivência com a Covid-19 foram anunciadas nesta quinta (23), pelo governo de Pernambuco.
De acordo com Ana Paula Vilaça, a maioria das pessoas presentes nos jogos e nos grandes eventos deverá estar com o ciclo de imunização completo, com duas doses de vacinas contra a Covid ou a vacina da Janssen, de aplicação única.
Em entrevista coletiva, os secretários de Saúde, André Longo, e de Turismo, Rodrigo Novaes, além da executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, detalharam as mudanças.
Não será mais necessário pedir autorização do governo para realizar os eventos, como ocorria desde o início de setembro com os “eventos-teste”, em que o poder público monitorava desde a venda de ingressos à testagem posterior dos participantes.
O governo também anunciou uma previsão de aumento de público para 5 mil pessoas em eventos e jogos de futebol, a partir de novembro. O secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, disse que essas previsões atendem a um pedido dos produtores, devido à necessidade de planejamento desse tipo de negócio.
Rodrigo Novaes afirmou, ainda, que a previsão para aumento de público foi estabelecida para novembro devido a uma estimativa da Secretaria Estadual de Saúde. “A previsão é de que 100% da população adulta deva ter a oportunidade de estar vacinada já no mês de novembro. A gente entende que toda a ocupação dos shows e grandes eventos deva ter a dupla vacinação”, afirmou.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, a flexibilização foi possível devido a uma estabilidade nos números da pandemia no estado.
“Observamos uma oscilação para cima nas notificações de Srag, com 518 casos. Mas a positividade desses casos está baixa e isso não tem tido repercussão nos casos graves da Covid. Em relação à solicitação de vagas de UTI, foram 270 pedidos na semana passada, uma queda de 7%. Temos 400 pacientes internados e, com isso, temos segurança para dar novos e importantes passos”, declarou.
Em qualquer evento ou competição esportiva com mais de 300 pessoas, é necessário o controle do esquema vacinal dos participantes. Durante o mês de outubro, produtores deverão reservar 90% da venda de ingressos para pessoas com o esquema de imunização completo.
Os outros 10% dos ingressos serão vendidos a pessoas com somente a primeira dose, desde que seja apresentado resultado negativo para Covid-19 de um exame tipo RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.
Em novembro, com a ampliação do máximo de público para 5 mil pessoas, todos os participantes dos eventos precisarão ter finalizado o esquema de vacinação.
Com informações G1 PE