Falando por mais de cinco minutos em discurso na inauguração de trecho da adutora do Pajeú em São José do Egito-PE, o presidente Jair Bolsonaro não citou a obra em si, mais fez “apelo” para que os brasileiros votem em candidatos que tenham Deus no coração. “Vamos caprichar para escolher prefeitos e vereadores com Deus no coração nessas eleições.” Disse o presidente.
Em outro trecho do discurso, Bolsonaro homenageou o egipciense José Dantas, ex-combatente da 2ª guerra mundial, e mais uma vez citou a hidroxicloroquina, dizendo que ela é quem está sendo responsável por salvar muitas vidas no Brasil. “Quem não acreditou, que engula agora.” Disse o presidente, em uma clara crítica a quem se posicionou contrário a medicação, que para ele, parece ser o melhor remédio contra a covid-19.
O Governador de Pernambuco Paulo Câmara não participou do evento, em contato com a assessoria da Presidência da República eles não confirmaram se convidaram ou não o gestor estadual. O prefeito do município Evandro Valadares recepcionou o presidente na sua chegada, mais também não foi ao evento, por ser candidato a reeleição.
Jair Bolsonaro não falou da continuidade da obra da adutora do Pajeú, mais o ministro Rogério Marinho sem citar data, disse que já tem mais de R$ 200 milhões para conclusão da obra que deve levar água para mais 10 cidades, 5 em Pernambuco e 5 na Paraíba.
O presidente e sua comitiva não usaram máscara em nenhum momento, quebrando todos os protocolos de segurança para um chefe de estado e as recomendações das autoridades sanitárias, ele causou aglomeração em pelo menos dois lugares diferentes; nos arredores do Estádio de futebol, onde pousou sua aeronave e no local do evento, onde por decreto municipal apenas 100 pessoas poderiam participar, mais tinha mais de 300 pessoas.
Em outro local da cidade, a cerca de 1 km do Estádio de futebol, onde pousou os helicópteros que trouxeram a comitiva presidencial, cerca de 60 manifestantes protestaram contra a vinda de Bolsonaro.