Uso do pó de rocha pode ser estratégia viável para fertilização de solos, apontam técnicos da PB

You are currently viewing Uso do pó de rocha pode ser estratégia viável para fertilização de solos, apontam técnicos da PB

O uso do pó de rocha para remineralização de solos tem sido uma estratégia adotada por alguns produtores da Paraíba em substituição a fertilizantes sintéticos. O debate sobre a ampliação da prática de remineralização dos solos, ou uso do pó de rocha, ganha relevância diante da atual crise no fornecimento de fertilizantes sintéticos por causa da guerra entre Ucrânia e Rússia, principal fornecedora do insumo para o país.

O pó de rocha é um subproduto da atividade de mineração. O técnico Ricardo Farias já desenvolve a rochagem na remineralização de solos – como consultor de uma propriedade na região do Litoral Sul da Paraíba – e revelou os benefícios da prática.

A maior recompensa do uso do pó de rocha, conforme o técnico, é a melhoria estrutural do solo seguido do incremento mineral e biológico. No entanto, também há desvantagens, entre elas o atual custo logístico. O técnico explica que o custo de transporte muitas vezes é maior que o valor do produto, chegando superar a 1,5 do valor por tonelada.

A diferença para os fertilizantes sintéticos é que esses são aplicados e disponibilizados imediatamente após o contato com a água. Essa ação causa perdas, já que a planta não consegue absorvê-los antes que sejam arrastadas pela água. Já os de pó de rocha são de disponibilidade lenta, dando condições das plantas absorverem ao longo do tempo.

Com informações do G1 PB