A Universidade de Pernambuco (UPE) entregou, nesta quinta-feira (12), o título de Notório Saber em Cultura Popular a 25 mestres de diferentes áreas de expressão que contribuíram com a construção do conhecimento popular ao longo de sua trajetória. Todos eles são detentores do título de Patrimônio Vivo do estado.
A cerimônia ocorreu no auditório da Faculdade de Administração e Direito (Fcap), no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, com transmissão ao vivo pelo canal da universidade no YouTube.
Entre os 25 homenageados, estão nomes como a cirandeira Lia de Itamaracá, o poeta e xilogravurista J. Borges, e o pajeuzzeiro Dedé Monteiro de Tabira, considerado o Papa da Poesia.
Todos eles são personalidades que atuam em áreas como artesanato, música, dança, poesia, teatro, saúde e educação. De acordo com a UPE, a criação da honraria faz parte das comemorações dos 30 anos de fundação da universidade.
O título, segundo a instituição de ensino, é concedido a “pessoas detentoras ou não de título acadêmico, de graduação e de pós-graduação, desde que tenham comprovada uma destacada experiência e produção em, pelo menos, uma das linguagens ou áreas da arte e da cultura popular”.
A escolha dos homenageados foi feita a partir de um edital lançado em fevereiro de 2020. A universidade afirmou que recebeu seis inscrições individuais e outras 26 indicadas pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
A escolha dos homenageados, de acordo com a UPE, foi feita utilizando critérios definidos pela Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).