TRE e imprensa de Pernambuco se unem contra fake news nas eleições

You are currently viewing TRE e imprensa de Pernambuco se unem contra fake news nas eleições

O combate a disseminação de informações falsas sobre o processo eleitoral ganhou um reforço importante nessa quinta (9). O TRE-PE lançou a Frente de Combate à Desinformação de Pernambuco, envolvendo veículos de imprensa do estado para levar à população informações verdadeiras e precisas sobre as eleições, combatendo assim, as chamadas fake news.

A frente foi lançada durante uma solenidade realizada na sede do TRE-PE, no Recife. Segundo o tribunal o grupo fará a checagem de conteúdos que circulam em redes sociais e aplicativos de mensagens. Tudo será articulado pela assessoria de comunicação do órgão e pela imprensa.

Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, desembargador André Guimarães, a frente reforça a importância da imprensa na construção da democracia.

Ele destacou que os veículos de comunicação desempenham um papel fundamental, levando informações corretas e precisas sobre tudo que envolve o sistema eleitoral.

O secretário de tecnologia da informação do TRE-PE, George Maciel, ressaltou que o eleitor não tem que se preocupar com a segurança da urna eletrônica, já que ela é segura e passível de auditoria. Ele lembrou dos perigos da falta de informação.

Várias medidas estão sendo tomadas para combater aquilo que se mostrar mais prejudicial ao processo eleitoral, notícia falsa. Em fevereiro deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fechou uma parceria com diversas redes sociais para tentar conter a disseminação de fake news nas eleições.

Na primeira semana de junho, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a posição do TSE é “muito clara” e que a Corte vai cassar os mandatos de candidatos que propagarem fake News.

Na segunda (6), representantes do TSE e do aplicativo de mensagens Telegram se reuniram em Brasília para discutir ações de combate às fake news nas eleições deste ano.