Tecnologia de “Reuso de Águas Cinza” muda a vida de famílias no Pajeú

  • Post author:
You are currently viewing Tecnologia de “Reuso de Águas Cinza” muda a vida de famílias no Pajeú

Já imaginou poder reutilizar a água do banho, das pias e tanques domésticos para irrigar plantas forrageiras e árvores frutíferas? Organizações sociais e instituições de pesquisa que atuam com a população do campo, têm pensado e experimentado o reuso de água há anos e, como resultado, o projeto “Terra de Vidas” vem transformando essa possibilidade em realidade. Através do trabalho do Centro Sabiá, diversos municípios do Pajeú estão recebendo os sistemas RAC/SAF (Reuso de Águas Cinza/ Sistema Agroflorestal), que aliam a filtragem adequada da água usada à irrigação da área destinada às plantações de árvores frutíferas e outras plantas para alimentação dos animais.

Também faz parte do trabalho da ONG a assistência técnica para manejo ideal das agroflorestas. O coordenador do Sabiá, Alexandre Pires, fez uma série de visitas por municípios do Pajeú para verificar o andamento do projeto, percepções dos beneficiados e possíveis melhorias:  Um dos primeiros municípios visitados foi Triunfo, onde foram ouvidas as comunidades de Oiticica, que conta com 13 sistemas, e Águas Claras, que conta com 16 sistemas.

Calumbi e Flores, tem respectivamente 13 e 10 sistemas de reuso de águas cinza e sistema agroflorestal. 

Itapetim, que conta com 10 sistemas é mais um município que tem tipo de trabalho desenvolvido, na comunidade de Gameleira, o sistema da Família Pereira possui uma grande variedade de plantas: Ipê, pau brasil, eucalipto, ciriguela, barriguda, mangueira, coqueiro, graviola, castanha da índia, açafroa, craibeira, gandu, azeitona, pitanga, pinheira, leucena, cajá, manga, pitaia, algodão e até macieira, entre outras. “E a gente ainda quer plantar mais”, afirma Dona Ivone com um sorriso de orgulho no rosto. Na visita o grupo visitou a área onde será desenvolvido o projeto de recuperação de nascentes, beneficiando a nascente do Rio Pajeú, outro projeto que o Centro Sabiá é parceiro da Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú, responsável direta pela implementação.