Técnica criada por cientistas da UFPE atesta, com 100% de precisão, se uma pessoa foi responsável por disparar um tiro de arma de fogo

You are currently viewing Técnica criada por cientistas da UFPE atesta, com 100% de precisão, se uma pessoa foi responsável por disparar um tiro de arma de fogo

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desenvolveram uma técnica capaz de verificar, com 100% de precisão, se uma determinada pessoa foi responsável por disparar um tiro de arma de fogo. A ferramenta também identifica, em poucos minutos, o tipo de munição e o calibre do armamento utilizado num crime.

De acordo com um dos orientadores da pesquisa, o professor Vagner Bezerra, do Departamento de Química Fundamental da UFPE, atualmente as autorias de crimes com uso de armas de fogo são investigadas por meio de análises em laboratório, um processo que, segundo ele, é mais caro e demorado.

A descoberta é resultado de um projeto de dissertação de mestrado, feito em parceria com pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), e com apoio do Instituto de Criminalística de Pernambuco (IC).

Segundo Vagner Bezerra, para confirmar se foi ou não aquela pessoa quem atirou, o equipamento de detecção eletroquímica tem uma precisão de 100%. Já para descobrir o tipo de arma e munição, a precisão é de 85%.

Com informações do G1 PE