TCE investiga falsificação de matrículas de alunos no EJA para desvio de recursos em 31 cidades da Paraíba

  • Post author:
You are currently viewing TCE investiga falsificação de matrículas de alunos no EJA para desvio de recursos em 31 cidades da Paraíba

O TCE-PB, Tribunal de Contas do Estado, está investigando possíveis falsificações de matrículas de alunos no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e, consequentemente, desvios de recursos públicos por parte de prefeitos paraibanos. Pelo menos 31 cidades estão na mira da Corte de Contas por matricularem um percentual excessivo de pessoas no EJA, o que seria um indício de irregularidade.

O TCE está fazendo uma investigação para identificar a possível prática criminosa desses gestores. De acordo com o conselheiro Fernando Catão, tem município paraibano onde 32% do total da população local está matriculada no EJA.

No município de Poço Dantas, existem 3.303 habitantes acima dos 15 anos de idade, faixa etária em que se encaixa no perfil do EJA. Contudo, desse total, 1.076 estão matriculados, o que chamou a atenção do conselheiro.

O TCE também encontrou um percentual alto em Bernardino Batista, onde existem 2.684 pessoas acima de 15 anos e 738 delas (27,50%) estão matriculadas no EJA. Chama atenção, ainda, a cidade de Joca Claudino, com 2.057 pessoas nessa faixa etária e 500 matriculados, um percentual de 24,31%.

A desconfiança de Fernando Catão é de que haja um número excessivo de matrículas com o propósito de desviar recursos da educação.