Superfungo: PE confirma 10º caso de Candida Auris e suspende atendimentos no Hospital Getúlio Vargas

You are currently viewing Superfungo: PE confirma 10º caso de Candida Auris e suspende atendimentos no Hospital Getúlio Vargas

Pernambuco confirmou nesta terça-feira (4) o décimo caso de paciente com o superfungo Candida auris. Para tentar reduzir o contágio, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) suspendeu novos atendimentos no Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Cordeiro, Zona Oeste do Recife. A unidade é referência em traumato-ortopedia e vascular.

O paciente é um homem de 52 anos, que está internado no Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, no Grande Recife. Antes de ir a essa unidade, ele deu entrada no HGV com um ferimento numa das pernas, após um acidente.

“Em virtude da necessidade de controle e monitoramento das pessoas que podem ter entrado em contato com o paciente durante o período de internação no Getúlio Vargas, o setor de emergência da unidade de saúde está restrito à admissão de novos pacientes, até a próxima segunda-feira (10)”, afirma a SES.

A secretaria informou que no Hospital Miguel Arraes o paciente está numa área isolada. No HGV, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) vai fazer testes em pacientes internados no local para controle e mapeamento de possíveis novos diagnósticos.

O monitoramento envolve testagem de pacientes com maior risco, como aqueles com mais de 72 horas de internamento no setor de emergência, uso de antinbióticos por mais de 24 horas e com histórico de procedimentos invasivos (uso de sonda, suporte ventilatório, etc).

Por fim, a secretaria orienta que novos pacientes sejam distribuídos nas demais unidades de emergência da rede.

Com informações do G1 PE