O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), aprovou nessa segunda-feira (3), em reunião da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), a implantação do Grupo de Resgate Aeromédico Estadual (Grame) para compor a Rede de Urgência e Emergência da Paraíba. O serviço é resultante de uma cooperação entre a SES e a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds).
De acordo com a coordenadora de Urgência e Emergência da SES, Débora Gomes, a unidade será tripulada, inicialmente, pela equipe do Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar. Ela afirma que, atualmente, os dois órgãos já realizam o serviço de resgate. A diferença é que agora o serviço vai funcionar como um suporte avançado de vida aéreo, com equipe médica e utilização de insumos, medicamentos.
A coordenadora alerta que existe um perfil de resgate de suporte avançado via aérea. O sistema de regulação utilizado será o do Samu e o serviço poderá ser acionado pelos números 190, 192 e 193.
A deliberação foi aprovada em CIB por todos os municípios. O próximo passo é a publicação da portaria para o serviço começar a operar. A intenção é que o Grame seja implantado antes do carnaval.