Senado reconhece Paixão de Cristo de Nova Jerusalém como manifestação da cultura nacional

No momento, você está visualizando Senado reconhece Paixão de Cristo de Nova Jerusalém como manifestação da cultura nacional

A Comissão de Educação (CE) do Senado aprovou o projeto de lei que reconhece como manifestação da cultura nacional o espetáculo Paixão de Cristo de Nova Jerusalém realizada no distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco. O texto (PL 4.409/2021), de autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) segue agora para sanção presidencial.

O relator da proposta, senador Humberto Costa (PT-PE), afirmou que o reconhecimento como manifestação da cultura nacional contribui para a preservação das tradições culturais e religiosas do país. Segundo o parlamentar, o projeto de lei, aprovado na terça-feira (13), também ajuda a fortalecer o turismo e a geração de renda nos municípios do Agreste pernambucano, com a chegada de visitantes do Brasil e do exterior.

Na edição de 2025, o espetáculo da Paixão de Cristo teve o ator José Loreto no papel de Jesus Cristo. De acordo com a organização, a peça atrai aproximadamente 10 mil pessoas por noite.

Realizada anualmente durante a Semana Santa em Brejo da Madre de Deus (PE), a encenação teve início na década de 1960. O objetivo inicial era impulsionar o turismo local e gerar renda para a população da região. Com o tempo, o espetáculo passou a contar com artistas de diferentes partes do país e se tornou um dos eventos culturais mais conhecidos do período.