Sem Bolsa Família e Auxílio Emergencial, população faz filas em busca do Auxílio Brasil

  • Post author:
You are currently viewing Sem Bolsa Família e Auxílio Emergencial, população faz filas em busca do Auxílio Brasil

Postos do Cadastro Único em cidades de todo o país têm amanhecido com longas filas nos últimos dias. À espera de atendimento, estão milhares de brasileiros buscando informações e cadastramento para benefícios sociais, após o encerramento do Bolsa Família e do Auxílio Emergencial.

O CadÚnico é a porta de entrada de famílias de baixa renda em programas sociais do país. E deve ser usado, também, para o Auxílio Brasil, que o governo prevê começar a pagar no próximo dia 17, segundo o calendário do agora extinto Bolsa Família.

Segundo o Ministério da Cidadania, o Auxílio Brasil irá contemplar automaticamente as pessoas já cadastradas no Bolsa Família e, por isso, não há necessidade de recadastramento.

As indefinições sobre o novo programa, aliás, também são motivo para as filas nos postos do CadÚnico. Depois de anunciar um valor mínimo de R$ 400 para o ‘novo Bolsa’, o governo informou que o benefício terá um reajuste menor em novembro, e os R$ 400 serão pagos apenas a partir de dezembro.

O governo também promete ‘zerar’ até dezembro a fila dos que hoje teriam direito a receber o Bolsa Família mas não estavam recebendo o benefício, incluindo mais 2,6 milhões de pessoas no novo programa social. Mas o fim do Auxílio Emergencial no mês passado deixa pelo menos 22 milhões de brasileiros sem benefício de transferência de renda a partir deste mês.

Com informações do G1