Secretário Alexandre Rebêlo garante que próximo governador vai pegar Pernambuco equilibrado

You are currently viewing Secretário Alexandre Rebêlo garante que próximo governador vai pegar Pernambuco equilibrado

O secretário de Planejamento e Gestão do Governo de Pernambuco em entrevista a este blogueiro por telefone, no Programa Jornal da Gazeta, da Gazeta FM 95,3, nessa segunda (05), garantiu que o próximo governador vai pegar o Estado estruturado e equilibrado do ponto de vista fiscal.

Segundo Alexandre Rebêlo, isso será possível a partir do Plano Retomada, lançado a pouco mais de um ano e que trás um pacote de incentivos para estimular a economia no Estado. Segundo o secretário, já foram entregues 109 obras e estão em execução outras 285.

Estruturado para ser o principal propulsor econômico do Estado no período pós-pandemia, o Plano Retomada já teve R$ 4,2 bilhões em investimentos anunciados em ações nos seguintes eixos: estradas, abastecimento de água, saneamento, educação, aeródromos, cidadania, polo automotivo, Suape, polo turístico, energias renováveis, polo médico-hospitalar, empreendedorismo, fomento ao crédito e emprego. Dentro do pacote de incentivos lançado em agosto de 2021, já foram entregues 109 obras e outras 285 estão em execução, gerando 80 mil empregos em municípios de todas as regiões do Estado.

As iniciativas estão distribuídas em todos os municípios do estado e contemplam, em sua maioria, requalificação de estradas, ações de ampliação do acesso a serviços de água e abastecimento, construção ou reformas em escolas, construção ou cobertura de quadras e convênios com municípios para a execução de obras de infraestrutura.

O secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, destaca que Pernambuco conseguiu seu equilíbrio fiscal e recuperou sua capacidade de contrair empréstimos para realizar os investimentos. “Por meio de um esforço e trabalho bem feito nas contas do Estado, conseguimos elevar a nossa capacidade de investimentos para podermos retomar importantes obras e gerar emprego e renda para a população. Dessa forma, o Plano Retomada contempla investimentos públicos e privados, além de ações para tornar o ambiente de negócios favorável e estimular o empreendedorismo local”.