São José do Egito perde a professora Judite Costa

You are currently viewing São José do Egito perde a professora Judite Costa

Faleceu na manhã deste sábado de aleluia a professora Maria Judite Costa Lima, aos 92 anos, de causas naturais, em São José do Egito. Ela deixa 3 filhas, 9 netos, 8 bisnetos e um legado gigantesco na educação egipciense.

Professora Judite concluiu o curso de magistério em 1963, mas somente cinco anos depois, em 1968 começou a lecionar no sítio Olho D’Água, na Escola Izidro Praxedes, alfabetizou crianças e ajudou muitas pessoas.

Para os estudantes que não tinham roupa ou calçado para ir à escola, ela comprava retalhos e confeccionava umas “fardinhas”. Judite também arrecadava doação de calçados e distribuía com quem não tinha.

Foi pioneira na ação de reciclar, pois precisava de utensílios para distribuir a merenda, aí ela usava latas descartáveis e “promovia eventos” para a compra de material escolar também.

Dona Judite é filha de Manoel da Costa, um personagem muito importante na história de São José do Egito, especialmente do Povoado de Curralinho, a Escola da comunidade leva o seu nome, ele também contribuiu diretamente na construção da Capela de São Sebastião, padroeiro de Curralinho.

O corpo de Judite Costa está sendo velado na casa de uma de suas filhas, Joana Darc do cartório, que fica na Avenida Transbinhas, em frente ao posto Almeida, até o inicio da manhã deste domingo (20), de onde será levado para a Capela de Curralinho e posteriormente sepultado no Cemitério da comunidade as 09h da manhã.

Nossos sentimentos à família e nosso reconhecimento a dedicação de Dona Judite em busca de mudar a vida das pessoas, pela educação.