São José do Egito monitora mais quatro casos suspeitos de Monkeypox, diz coordenadora da Vigilância em Saúde

You are currently viewing São José do Egito monitora mais quatro casos suspeitos de Monkeypox, diz coordenadora da Vigilância em Saúde

A Coordenadora Vigilância em Saúde, Naldirene Barros, falou ao comunicador Nill Júnior, no programa Debate do Sábado, na Gazeta FM, que passa bem o primeiro caso confirmado de Monkeypox no Pajeú, que foi registrado em São José do Egito, esta semana.

Ele foi dado como suspeito quando procurou uma unidade da atenção básica. “A técnica suspeitou quando o paciente foi tratar outro problema. Imediatamente ligou para vigilância epidemiológica. Realizamos toda investigação e definimos a quarentena e coleta de exames”, disse.

Ela revelou que outras duas pessoas da família que apresentavam sintomas semelhantes, mas curiosamente foram negativadas. Os exames são encaminhados para o Osvaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Nesse caso, a média é de quinze dias para chegada do resultado. O caso confirmado já está assintomático.

Atualmente quatro pessoas estão em isolamento. Há mais duas coletas agendadas para segunda, de acordo com o fluxo da 10ª Regional de Saúde. Desses, dois casos tem ligação com primeiro caso, mas o restante, não. A transmissão já virou comunitária no estado, segundo as autoridades sanitárias.

Segundo Naldirene Barros não há motivo para pânico, apenas cuidados para tentar evitar a doença.