Romeiro de Tuparetama vence concurso de bendito em alusão aos 150 anos de ordenação sacerdotal do Padre Cícero Romão

  • Post author:
You are currently viewing Romeiro de Tuparetama vence concurso de bendito em alusão aos 150 anos de ordenação sacerdotal do Padre Cícero Romão

No último dia 26 de novembro, durante um programa especial transmitido pela TV Web Mãe das Dores, a Basílica Santuário anunciou os vencedores do concurso de poesias e benditos, evento que integra a programação alusiva aos 150 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Cícero Romão Batista, em Juazeiro do Norte – CE.

O concurso teve 12 benditos e 15 poesias inscritas. Foram selecionados seis finalistas, do primeiro ao terceiro lugar, nas duas categorias. Os vencedores receberão troféu e kit alusivo ao sesquicentenário.

A ideia do concurso foi trazer para o sesquicentenário algo próprio da tradição religiosa romeira, contemplando, além dos benditos, a arte popular, os versos, a rima e a poesia.

Animador das romarias desde 2003, Francisco Silva é compositor de benditos conhecidos como “Venha os Romeiros com o Chapéu na Mão”, cantado, principalmente, na entrada das celebrações. Começou a escrevê-los a partir do que ouvia no “Encontro das Três Horas”, conduzido pela Irmã Annette Dumoulin, no Círculo Operário São José, durante o qual os romeiros cantam e dão testemunho das próprias vivências.

“Eu descobri esse dom [de compor benditos] nas romarias. E aprendi a melodia dos romeiros ouvindo eles cantarem, e isso foi despertando. O bendito é uma vivência, é um testemunho verdadeiro, é uma história que vem do coração”, disse Francisco.

Confira a lista dos vencedores:

Poesias:

1º lugar – Maria de Fátima Araújo Teles, de Brejo Santo – Ceará;

2º lugar – Wagner David Rocha, de Brejo Santo – Ceará;

3º lugar – Maria do Socorro Macêdo dos Santos, de Juazeiro do Norte – Ceará.

Benditos:

1º lugar – Paulo Roberto Ferreira de Moura, de Tuparetama – Pernambuco;

2º lugar – Perolina Lins, de Maceió – Alagoas;

3º lugar – Alisson Roberto da Silva, de Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco