Ricos pedem para pagar mais imposto

You are currently viewing Ricos pedem para pagar mais imposto

Cerca de 200 milionários e bilionários de diversos países publicaram hoje uma carta aberta pedindo que governos aumentem os impostos sobre eles, diante da constatação de que a concentração de renda explodiu durante a covid-19 e que o mundo vive uma crise social profunda.

Os ultrarricos incluem Abigail Disney e Mark Ruffalo, além de alemães, britânicos, suecos, franceses, indianos, italianos e canadenses. Mas não há nenhum brasileiro na lista.

A iniciativa, que ganhou o nome de “O Custo da Extrema Riqueza”, traz em seu site a imagem dos presidentes Joe Biden e Lula. A carta foi entregue aos líderes políticos durante o Fórum Econômico Mundial, que ocorre em Davos.

Identificando-se como “milionários patriotas”, o grupo de pessoas de 13 países faz uma relação direta entre a desigualdade de renda e a crise da democracia. A carta é publicada na mesma semana em que a entidade Oxfam revelou que dois terços da nova riqueza gerada nos últimos anos da pandemia foram para as mãos de 1% da população mundial, um total de US$ 26 trilhões.

Segundo a entidade, essa foi a primeira vez em 25 anos que a riqueza extrema foi acompanhada por um aumento também da extrema pobreza no mundo. Na avaliação da Oxfam, um aumento de apenas 5% de impostos sobre a elite mundial poderia gerar US$ 1,7 trilhão por ano aos cofres públicos. O valor seria suficiente para tirar 2 bilhões de pessoas da pobreza.

Com informações do UOL