Segundo dados consolidados até a 15ª Semana Epidemiológica de 2024, a regional que tem como sede Afogados da Ingazeira e compreende outras 11 cidades da região, já soma 1.204 casos prováveis da dengue, no entanto, 42 foram confirmados.
A disparidade entre o número de notificações, e o de confirmações, acontece por conta de que, todos os exames são feitos somente pelo LACEM, em Recife, do Estado todo e o resultado leva em média de 12 a 15 dias para ficar pronto. Segundo o protocolo atual, só é possível coletar material do paciente, no sétimo dia de sintomas, assim poucas pessoas fazem de fato a sorologia.
São José do Egito teve 272 notificações, no entanto, conseguiu coletar e enviar para o laboratório central de Pernambuco apenas 26 amostras de material sorológico, sendo que 9 deram positivo para dengue.
A Terra dos Poetas fica atrás apenas de Afogados que já notificou 308 casos prováveis de dengue em 2024, mas em número de confirmações está atrás de Tuparetama, que já confirmou 10 casos esse ano, inclusive com uma morte registrada.