Raquel Lyra comanda 1ª reunião de secretariado e fala em novos decretos e envio de projeto de reforma administrativa para a Alepe

You are currently viewing Raquel Lyra comanda 1ª reunião de secretariado e fala em novos decretos e envio de projeto de reforma administrativa para a Alepe

Em meio a polêmicas sobre ações que determinaram a exoneração de 2.754 comissionados e a volta de servidores cedidos outros órgãos, a governadora Raquel Lyra (PSDB) comandou, nesta quarta (4), a primeira reunião do secretariado da nova gestão (veja vídeo acima).

Após o encontro, no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife, ela afirmou que “haverá novos decretos” e que vai enviar, esta semana, o projeto de reforma administrativa para Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Na terça (3), segundo dia de administração de Raquel Lyra, o governo publicou no Diário oficial decretos que atingiram servidores comissionados. Foram dispensados trabalhadores com funções gratificadas, como diretores, assessores e supervisores.

A gestão prometeu, em 30 dias, realizar uma seleção para substituir os gerentes regionais de educação e saúde. Ficaram de fora trabalhadores de áreas consideradas essenciais, como escolas, hospitais e sistema penitenciário.

Nesta quarta, antes da primeira reunião de secretariado, o governo de Raquel Lyra publicou novos decretos.

Manteve nos cargos os integrantes das equipes gestoras de escolas estaduais, como diretores, secretários e analistas escolares.

Na entrevista concedida depois da reunião, a governadora apenas falou sobre o plano de publicação de novos decretos. Ela, no entanto, não adiantou qual será o teor das normas nem deu prazos.

Lyra falou sobre o projeto de reforma administrativa que será enviado para a Alepe. Em relação ao governo de Paulo câmara (PSB), que ficou à frente do estado por oito anos, o formato da máquina pública tem diferenças na nova gestão.