Queimadas na Amazônia em 2020 passam número registrado em todo o ano de 2019

You are currently viewing Queimadas na Amazônia em 2020 passam número registrado em todo o ano de 2019
Foto: Ueslei Marcelino/ Reuters

As queimadas na Amazônia em 2020 já ultrapassaram o total registrado de janeiro a dezembro do ano passado. Foram 89.604 focos de calor detectados pelos satélites monitorados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) até esta quinta-feira (22), contra 89.176 em 2019.

Mais cedo, também nesta quinta, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que convidará diplomatas estrangeiros para visitar a floresta amazônica. Segundo o presidente, eles não verão “nada queimando ou sequer um hectare de selva devastada”.
Bolsonaro deu a declaração no Palácio do Itamaraty, durante cerimônia de formatura de novos diplomatas do Instituto Rio Branco.

O Greenpeace questionou as declarações de Jair Bolsonaro e disse que “ao contrário das alegações do presidente”, houve uma “alta das queimadas e incêndios florestais na Amazônia”.

Antes do final de setembro, o Pantanal já registrava o número mensal mais alto de focos de incêndio desde o início da série histórica do Inpe, em 1998. O mês inteiro acabou somando 8.106 pontos de calor. O recorde mensal anterior era de agosto de 2005, quando houve 5.993 registros no bioma.

Em agosto, foi registrado o segundo maior número de queimadas para o mês; julho também registrou um recorde mensal.

Com informações do G1