Que falta faz um DER atuante…

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PE-320 - Foto: Nill Jr.

O Estado de Pernambuco tem um dos IPVAs mais caros do país, o Governo Estadual cobra o teto de 4% do valor do carro sobre esse imposto, apesar de saber que ele não é obrigado a investir esse recurso na recuperação e/ou manutenção das estradas, a pergunta que se faz é pelo menos aqui no Vale do Pajeú, o DER de Pernambuco existe?

Isso por que, várias rodovias cortam a região e vê o Departamento de Estradas e Rodagens ou até mesmo uma empresa que trabalhe para ele, fazendo algum tipo de manutenção nas rodovias pajeuzeiras é difícil.

A prova de tudo isso que estou escrevendo aqui, basta andar pelas estradas da região, todas, absolutamente todas apresentam problemas de manutenção.

Na Novissíma PE-275 que foi entregue pelo Governador a menos de um ano, nenhuma uma placa foi colocada, o asfalto é novo a sinalização horizontal foi feita, mas a vertical “esqueceram” de colocar.

Já na principal via, que corta toda região, o asfalto foi feito entre os anos de 2013 e 2014, no trecho entre São José do Egito e Tabira as faixas já não existem mais. Entre Tabira e Afogados os buracos tomam de conta de praticamente todos os 20 KM do trecho, isso sem contar no mato que em alguns lugares forma apenas um corretor estreito e perigoso para o trânsito.

Falando no roço das margens das rodovias, esse é outro grande problema, não tem uma só estrada da região que tenha sido feito esse serviço nos últimos anos. A PE-285 que dá acesso a Santa Terezinha, recebeu nova sinalização horizontal, porém em vários trechos as faixas não foram feitas porque o mato já invade um considerável espaço da rodovia, em outro próximo ao Tigre, os buracos continuam do mesmo jeito de antes, nem para fazer um tapa-buracos o DER foi capaz.

Já a PE-264 vive uma polêmica sem tamanho. A rodovia que dá acesso ao Cariri Paraibano ganhou asfalto novo, mas a espessura tem sido motivo de reclamação, além de fina, a camada de asfalto colocada lá, não dá o mínimo de conforto a quem trafega em veículos pela rodovia, é notória a trepidação que o carro ou moto tem, além de ser visível as irregularidades no asfalto. Segundo a empresa que executou o serviço e o próprio DER o projeto dessa rodovia é exatamente desse jeito. Se é, então a pavimentação já estaria pronta, porém nenhum tipo de sinalização foi feita na via ainda.

Esses são somente alguns poucos exemplos de como andam as nossas estradas. Infelizmente essa é a realidade das rodovias no Vale do Pajeú. Mais do que responder a está indagação, o DER Pernambuco poderia agir e fazer pelo menos o mínimo de manutenção possível nas nossas estradas, quando isso acontecer com muita alegria estaremos registrando da mesma forma e parabenizando pelo trabalho…