Primeiros casos da variante delta da Covid-19 são registrados em moradores de Pernambuco

You are currently viewing Primeiros casos da variante delta da Covid-19 são registrados em moradores de Pernambuco

O governo de Pernambuco confirmou, nesta quinta-feira (12), os dois primeiros casos da variante delta da Covid-19 em pacientes que moram no estado. A Secretaria Estadual de Saúde informou que vai investigar se houve transmissão comunitária.

Os novos casos foram confirmados durante entrevista coletiva, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do estado, no Centro do Recife.

Participaram da coletiva o secretário estadual de Saúde, André Longo, e o representante da Sociedade Brasileira de Imunizações Eduardo Jorge da Fonseca.

Com esses novos registros, sobe para sete o número de notificações da variante delta de Pernambuco. Os outros cinco foram identificados em tripulantes filipinos do navio cargueiro Shoveler, que ficou retido por um período de quarentena, mas seguiu viagem.

Os novos casos, de acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, são de dois homens que moram em Abreu e Lima e em Olinda, no Grande Recife. Eles têm 24 e 29 anos e sentiram os sintomas em 15 de julho.

Os pacientes foram notificados no sistema e-SUS, voltado para os casos leves da doença, sem necessidade de hospitalização. O governo disse que eles ficaram curados.

A Secretaria Estadual de Saúde disse também que, em análise preliminar, identificou que os homens tomaram a vacina contra a Covid-19. Isso pode ter auxiliado para que os sintomas fossem leves.

De acordo com o sistema de informação do Ministério da Saúde, o homem de 24 anos completou o esquema vacinal em março, com a vacina da Coronavac/Butantan. A pessoa de 49 anos tomou a primeira dose da Pfizer, em meados de maio.

Sobre a transmissão comunitária da variante, o secretário afirmou que é “muito possível e até provável”, mas ressaltou que “isso será visto nas próximas horas e nos próximos dias”. Longo disse que não estão previstas barreiras terrestres e aéreas para barrar a variante, como ocorreu no Ceará.

Com informações do G1 PE