Primeira dama usa roupa de bordadeiras que sustentam boa parte das cidades do Nordeste

You are currently viewing Primeira dama usa roupa de bordadeiras que sustentam boa parte das cidades do Nordeste

Cerca de um terço da população de Timbaúba dos Batistas (RN) tira seu sustento ou parte dele da arte do bordado. O pequeno município localizado na região do Seridó tem algo em torno de 2.400 habitantes, segundo o IBGE, e 800 bordadeiras, segundo a Comart, Cooperativa das Mãos Artesanais de Timbaúba dos Batistas

São de lá as cinco bordadeiras que criaram os detalhes da roupa usada por Janja na posse de Lula no domingo (1º). Durante um mês e meio — da segunda quinzena de outubro, após a vitória do presidente, ao início de dezembro —, elas trabalharam no bordado feito com palha de junco da roupa da primeira-dama.

O uso do material, inédito para elas, foi proposto pela estilista Helô Rocha, com quem as bordadeiras de Timbaúba têm uma parceria desde 2017. A dobradinha também foi responsável pelo vestido de casamento de Janja, que tinha como tema o luar do sertão, com bordados de fases da lua, estrelas, mandacarus e xiquexiques (plantas do semi-árido).

“Nunca me passou pela cabeça bordar a roupa de uma primeira-dama”, disse a Ecoa Valdineide Dantas, 32, conhecida como Patinha. A atual presidente da Comart é natural de Timbaúba dos Batistas e borda desde os 11 anos. Aprendeu com a mãe, também bordadeira.

Com informações do UOL