Presidente do Brasil segue na contramão do mundo, Bolsonaro sancionou lei que obrigado uso de máscara pelo país com vetos

You are currently viewing Presidente do Brasil segue na contramão do mundo, Bolsonaro sancionou lei que obrigado uso de máscara pelo país com vetos
Foto: Adriano Machado

Em meio a tantas mortes e sofrimento, onde todo o mundo ainda está aprendendo com a pandemia, mais que algumas coisas já são certas, como por exemplo, o uso da máscara, mesmo em ambientes fechados onde tiver um determinado número de pessoas. Apesar de tantas evidencias Jair Bolsonaro persiste em querer remar contra a maré, a última do presidente que é visto por muitos como mito, foi sancionar uma lei que estava pronta a quase um mês com vetos.

 A lei em questão é a que obriga o uso de máscara em todo país. Bolsonaro vetou, porém, a obrigatoriedade do uso de máscaras em órgãos e entidades públicos e em estabelecimentos comerciais, industriais, templos religiosos e demais locais fechados em que haja reunião de pessoas. O presidente argumentou que o trecho “incorre em possível violação de domicílio”.

Os estabelecimentos também não serão obrigados a fornecer máscaras gratuitamente aos funcionários. O presidente vetou, ainda, o trecho que obrigava o poder público a fornecer máscaras à população vulnerável economicamente.

Bolsonaro também excluiu do texto a proposta do Congresso que agravava a punição para infratores reincidentes ou que deixassem de usar máscara em ambientes fechados.

O uso é recomendado pelas autoridades de saúde como uma das formas de evitar a disseminação do novo coronavírus.