A União vai pagar um auxílio de R$ 600,00 que pode chegar a até R$ 1.200,00 para ajudar microempreendedores, autônomos e parte da população em vulnerabilidade social. Para ter direito a ajuda por 3 meses, as pessoas que não recebem bolsa família ou não estão no cadÚnico precisam acessar um site ou baixar um aplicativo para fazer o cadastro.
Para ajudar a população a tirar dúvidas sobre os critérios e sobre como realizar o cadastramento, Prefeituras de algumas cidades da região, como Afogados da Ingazeira e São José do Egito estão disponibilizando serviços da Assistência Social.
Na Capital dos Poetas a municipalidade está disponibilizando os CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). O do Planalto, que fica na academia das cidades e do São João, que fica na antiga salgadeira, próximo a Prefeitura. As unidades vão funcionar de segunda a sexta das 08h as 11h30.
Em Afogados as Secretarias de Administração e de Assistência Social estão mobilizadas para o serviço. Vários telefones estão sendo colocados a disposição da população, também como forma de ajuda no contato com os órgãos públicos.