Prefeitura de SJE realizou em parceria com Secretaria de Saúde do Estado, mutirão do DIU

You are currently viewing Prefeitura de SJE realizou em parceria com Secretaria de Saúde do Estado, mutirão do DIU

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nessa quinta (21), o mutirão do DIU, em parceria com a Secretaria de Saúde de Pernambuco e sob a coordenação do Médico Dr. Adriano Taveres da A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Em São José do Egito foram atendidas 207 mulheres, com inserção do dispositivo intra uterino, o chamado DIU. O serviço é de responsabilidade da atenção básica, sendo um método contraceptivo dentre outros ofertados no planejamento familiar.

Deram apoio ao projeto vários profissionais de saúde do município, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de saúde bucal, além das coordenações da Atenção Básica, Saúde da Mulher e Vigilância Epidemiológica.

O DIU é um dispositivo que pode ficar no organismo da mulher por até de 10 anos, não possui hormônio, é seguro e beneficia as mulheres que não desejam engravidar, pois o cobre liberado por ele interfere no número e no transporte de espermatozóides, além de dificultar a movimentação do óvulo pela trompa, impedindo a fecundação. Com comprimento de 2 a 3 cm, o DIU é inserido no útero da mulher, e tem o potencial de eficácia de 99,3%.