Prefeitura de Brejinho promoveu formação e planejamento para o segundo semestre

You are currently viewing Prefeitura de Brejinho promoveu formação e planejamento para o segundo semestre

A Prefeitura de Brejinho, por meio da Secretaria de Educação, realizou no último dia 17 de julho uma importante programação de formação e planejamento para o segundo semestre letivo. O evento teve como objetivo capacitar os professores e discutir estratégias pedagógicas para promover uma educação de qualidade em todas as etapas de ensino.

Os professores da Educação Infantil participaram da formação intitulada “Os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento e os Campos de Experiências no cotidiano da Educação Infantil: desdobramentos no planejamento e nas práticas pedagógicas”. O objetivo é aprofundar o conhecimento dos docentes sobre os direitos das crianças nessa etapa e como esses direitos podem ser trabalhados por meio dos campos de experiências.

Já os professores dos Anos Iniciais foram contemplados com a formação “Alfaletrar: A construção do Sistema de Escrita e os usos sociais da Língua”. Nessa atividade, os educadores puderam explorar estratégias e metodologias para o desenvolvimento da alfabetização e letramento, enfatizando a importância dos usos sociais da língua e a construção de um sistema de escrita pelos alunos.

Os professores dos Anos Finais participaram da formação intitulada “Os desafios da Educação de Resultados para todos”, na qual foram discutidas estratégias para promover o sucesso acadêmico dos alunos nessa fase da educação básica, destacando a importância da educação de resultados e a busca pela equidade educacional.

Por fim, a formação na área de Educação Inclusiva abordou a temática “PEDAGOGIA DO AFETO: a relação da afetividade com o sucesso do ensino inclusivo”. Nessa atividade, foram discutidos os aspectos emocionais e afetivos envolvidos no processo educacional, com ênfase na importância do afeto para o desenvolvimento dos estudantes com necessidades educacionais especiais.

O lema que norteou toda a formação foi “Que eu seja todo dia como um girassol. De costas pro escuro e de frente pra luz”, reforçando a importância de cultivar um ambiente acolhedor, positivo e inspirador dentro das escolas.

A Prefeitura de Brejinho e a Secretaria de Educação reafirmam o compromisso com a valorização dos professores e a busca contínua pela excelência educacional. A formação e o planejamento realizados contribuirão para fortalecer o trabalho em equipe, aprimorar as práticas pedagógicas e proporcionar uma educação de qualidade para todos os estudantes do município.