Prefeitura de Brejinho fez vacinação contra febre aftosa com alto índice de adesão

You are currently viewing Prefeitura de Brejinho fez vacinação contra febre aftosa com alto índice de adesão
Ministério da Agricultura começa primeira etapa de vacinação contra febre aftosa. Foto: MAPA/Divulgação

A Prefeitura de Brejinho, através da Secretaria de Agricultura, promoveu uma campanha de vacinação contra a Febre Aftosa que obteve excelentes resultados. Ao todo, foram realizadas 489 vacinações no município, o que representa cerca de 94,9% do índice de vacinação.

A campanha teve como objetivo principal prevenir a propagação da Febre Aftosa, uma doença viral altamente contagiosa que afeta animais de casco fendido, como bovinos, ovinos e caprinos. A vacinação é uma medida crucial para manter a sanidade e a segurança do rebanho, bem como garantir a qualidade dos produtos de origem animal.

Dos produtores que participaram da campanha, 89 foram contemplados com vacinas que receberam ajuda de custo do município. Essa iniciativa visa incentivar a adesão dos produtores e auxiliá-los financeiramente na aquisição das vacinas, fortalecendo assim o compromisso com a saúde animal.

Além disso, a Prefeitura de Brejinho também ofereceu ajuda de custo para a vacinação de 113 animais, garantindo que um número significativo de animais fosse protegido contra a Febre Aftosa. Essa ação demonstra o comprometimento do município em assegurar a imunização ampla do rebanho, promovendo a saúde animal e evitando possíveis surtos da doença.

A Febre Aftosa é uma preocupação constante para os produtores rurais, pois pode causar graves prejuízos econômicos e impactar negativamente as exportações de produtos de origem animal. A alta adesão à campanha de vacinação em Brejinho é um indicativo do compromisso dos produtores e da importância que eles atribuem à proteção do rebanho e ao desenvolvimento sustentável do setor agropecuário local.

A Prefeitura de Brejinho, juntamente com a Secretaria de Agricultura, continuará trabalhando em parceria com os produtores e demais órgãos responsáveis, visando aprimorar as ações de vigilância sanitária e promover campanhas de vacinação periódicas, assegurando a erradicação da Febre Aftosa e fortalecendo o setor agropecuário do município.