A partir deste sábado (6), os prefeitos e demais agentes públicos ficam proibidos de fazer inaugurações por exemplo, ou outras certas condutas públicas que venham a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais, como diz o Art. 73, da Lei Federal 9.504, de 30 de setembro de 1997. Uma delas é a proibição dos prefeitos de participarem de eventos de entregas de obras públicas.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também ficam vedadas por parte de agentes públicos promover nomeações, exonerações e contratações, dentre outras vedações antes das eleições.
Diante disso, vários gestores da região estão realizando uma verdadeira maratona de inaugurações e ordens de serviço até esta sexta (05), ultimo dia legal para esse tipo de ato público.
Os prefeitos de Brejinho Gilson Bento e de Itapetim Adelmo Moura, foram alguns dos que divulgaram, e estão realizando uma série de entrega de obras públicas, além de começarem outras que devem ser concluídas nos próximos meses.
Em Brejinho Gilson divulgou entre outras ações as ordens de serviço para construir um novo Hospital e um novo matadouro pro município.
Já na Terra de Rogaciano Leite, Adelmo entrega o novíssimo Estádio Maxixão que ganhou iluminação em led, gramado e várias outras melhorias.