Por causa de gripe e Covid, pedidos por leitos sobem 858% em duas semanas e ocupação de UTIs volta a nível de junho de 2021

You are currently viewing Por causa de gripe e Covid, pedidos por leitos sobem 858% em duas semanas e ocupação de UTIs volta a nível de junho de 2021
Foto: Andrea Rego Barros/Divulgação

O número de solicitações ativas de leitos de UTI e de enfermaria para pacientes com problemas respiratórios cresceu 858%, em duas semanas, em Pernambuco. Segundo dados de painel com informações públicas elaborado pelo governo, a quantidade de pedidos saiu de 43 para 412, na comparação entre a terça (4) e o dia 21 de dezembro.

Pernambuco vive uma epidemia de gripe dentro da pandemia de Covid-19, que chega ao terceiro ano em 2022. Com a transmissão comunitária da Influenza A H3N2, o estado também teve um aumento de ocupação de leitos de UTI.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), com dados da terça, do total de pedidos de leitos feitos no quarto dia de 2022, foram 188 para UTIs e outros 224 para enfermarias.

Médicos explicam que a solicitação ativa mostra que o paciente pediu uma vaga na rede de saúde, mas não tinha sido contemplado até o momento do registro.

A última vez em que o estado teve um número de pedidos por internação tão expressivo foi em 27 de maio de 2021, quando houve 411 solicitações simultâneas para a Central de Regulação de Leitos de Pernambuco.

Em toda a pandemia, o pico, ou seja, o maior número de pedidos de internação ao mesmo tempo, foi em 25 de maio de 2021.

No entanto, o volume de doentes esperando por um leito não era tão distante do que há atualmente. Naquele dia, houve 468 solicitações.

O aumento da ocupação de leitos de UTI na rede pública se deve também a casos de infecção simultânea pela gripe e pela pandemia.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) reconheceu o aumento da demanda por leitos de pacientes com quadros respiratórios, por causa da “ocorrência tanto de casos de Covid-19 quanto de influenza”.

“Em relação à solicitação por vagas em UTIs, a Central de Regulação identificou um aumento de 80% na Semana Epidemiológica 52, em comparação com a Semana 51, e de 204%, na comparação com a semana 50”, informou o comunicado.

Também na nota, o governo disse que abriu 329 vagas na rede estadual de saúde, sendo 119 de Terapia Intensiva. Atualmente, o estado tem mais de 1,6 mil leitos, sendo mais de 800 de UTI.

Com informações do G1 PE