Policiais de Pernambuco vão usar câmeras no Carnaval de 2024

You are currently viewing Policiais de Pernambuco vão usar câmeras no Carnaval de 2024

O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Defesa Social (SDS), anunciou que no Carnaval deste ano, a Polícia Militar usará câmeras individuais corporativas, as chamadas bodycams, no Galo da Madrugada, no Recife Antigo e também em Olinda.

Esta tecnologia traz benefício para o cidadão e para o policial envolvido no atendimento da ocorrência, preservando os direitos do cidadão e o legítimo exercício da atividade policial nos limites da lei.

O uso das bodycams reforça a transparência da ação do Estado, ao mesmo tempo que fortalece as boas práticas e a cultura institucional de atuação técnica e legal da Força. Também será responsável por ações preventivas e repressivas, visando a garantia da ordem pública e a preservação da vida.

O planejamento operacional somente para o Galo da Madrugada, é de quase 100 patrulhas lançadas.

O 17º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento nas cidades de Paulista e Abreu e Lima, no Grande Recife, em 2023, foi escolhido para servir como projeto piloto do uso das câmeras corporais. As 187 câmeras foram adquiridas pelo Governo do Estado, representando um investimento de R$419.500. Os policiais desse Batalhão passaram por treinamento e serão recrutados neste Carnaval.