Pesquisadores criam robô em PE para esterilizar ambientes e ajudar na prevenção ao novo coronavírus

You are currently viewing Pesquisadores criam robô em PE para esterilizar ambientes e ajudar na prevenção ao novo coronavírus

Pesquisadores de três instituições de ensino e pesquisa de Pernambuco criaram um robô para esterilizar espaços e evitar a propagação do novo coronavírus. A nova aliada do combate à pandemia se chama Aurora e foi criada por pesquisadores do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com profissionais do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e do Centro Regional de Ciências Nucleares.


Aurora usa inteligência artificial e radiação ultravioleta para esterilizar os ambientes. O projeto foi selecionado num edital da UFPE que buscava inovações e soluções emergenciais para enfrentar a Covid-19. Segundo Leandro Maciel Almeida, professor e pesquisador da instituição de ensino, a alternativa é barata e eficaz.


Aurora tem 1,5 metro de altura, 50 centímetros de largura, 60 de comprimento e pesa 40 quilos. Os movimentos são controlados a distância, pelo celular ou tablet. Durante a irradiação dos raios ultravioleta, não pode haver ninguém por perto. Por isso, tudo foi pensado para ter um funcionamento o mais simples possível.


A fase de testes depende da aprovação do Comitê de Ética da universidade, mas deve começar em setembro. Os resultados dos testes em laboratório, para os pesquisadores, têm sido promissores.


A versão final de Aurora deve ser menor e mais leve, para que possa ser usada em larga escala. Os pesquisadores estão em busca de parceiros para que o conhecimento gerado nas instituições de ensino possa beneficiar cidadãos.

Com informações do G1 PE