Pernambuco tem uma média diária de 981 casos de coronavírus, de acordo com a média móvel de confirmações elaborada a partir de dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Esse número é 13% menor que o registrado no dia 14 de julho, quando esse índice era de 1.061 casos por dia. Esse mesmo percentual de queda foi observado na média móvel de mortes entre as duas datas.
A média de mortes foi de 53 confirmações por dia, também com 13% de queda. A média do dia 14 de julho era de 69.
A média móvel é um indicador usado por cientistas e vários veículos da imprensa nacional e internacional. Pega-se a soma do número de mortes ou casos confirmados em uma semana e divide-se o resultado por sete.
A variação dessa média, ao longo do tempo, ajuda a compreender melhor o comportamento da doença. De acordo com os especialistas, para saber se, em um determinado estado, os números da doença estão aumentando, diminuindo ou em situação estável, é preciso fazer mais um cálculo. Geralmente, o novo coronavírus fica no corpo do paciente por duas semanas.
Esses números indicam que a pandemia, em Pernambuco, está em situação de estabilidade. A variação é de até 15% para mais ou para menos. Se a variação for menor que esse percentual, o estado está em queda. Se for acima, o estado está num momento crescente da pandemia.
Com informações do G1 PE