Pernambuco tem média diária de 110 casos de violência contra mulher entre janeiro e maio de 2022, aponta dossiê

You are currently viewing Pernambuco tem média diária de 110 casos de violência contra mulher entre janeiro e maio de 2022, aponta dossiê

Cento e dez mulheres sofreram violência em Pernambuco, em média, por dia, entre janeiro e maio de 2022. São cinco casos registrados a cada hora, no estado. Os dados são baseados em um levantamento da Secretaria de Defesa Social (SDS) e estão no dossiê “Violência contra as mulheres em Pernambuco”, lançado, na última sexta (15), por movimentos de mulheres.

O grupo é integrado pelo Fórum de Mulheres de Pernambuco, Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Mulheres da Federação dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco (Fetape), Mulheres da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT).

O documento também mostra que, no período estudado, 16.614 casos de violência doméstica e familiar foram registrados em Pernambuco segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). Destes casos, 3.683 ocorreram no Recife, 4.076 na Região Metropolitana e 8.875 em municípios do interior.

Segundo movimento, a SDS não informa quais os tipos de violência foram registrados: física, psicológica, moral, patrimonial ou feminicídio, quando a vítima é morta por uma questão de gênero. Para o grupo, o índice é subnotificado, já que muitas mulheres ainda têm dificuldade para denunciar.

A articulação de mulheres também pesquisou sobre os serviços criados para atenção e proteção no estado, como centros especializados de atendimento, delegacias, hospitais especializados, casas-abrigo.

Elas consideram que são “poucos” e que poderiam “ser mais bem articulados”, para garantir o que se propõem a fazer.

A SDS informou nesta sexta que Pernambuco teve cinco feminicídios em junho deste ano. Em junho do ano passado, foram oito. De acordo com a SDS, foram 39 casos de feminicídio no primeiro semestre deste ano, contra 54 no primeiro semestre de 2021.

A SDS informou que, nos últimos anos, ampliou a rede de proteção, com a instalação de delegacias da mulher nos municípios de Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Olinda e Salgueiro. E com novas sedes no Cabo de Santo Agostinho e em Goiana. Atualmente são 14 delegacias da mulher no estado.

A secretaria disse ainda que o estado oferece o serviço da Ouvidoria Estadual da Mulher, por meio do telefone 0800-281-8187. Em situação de violência, a orientação é ligar para o 190.

Com informações do G1 PE