Chegaram a Pernambuco, nesta terça (16), mais 198.600 doses da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Segundo o governo, as novas unidades serão usadas para imunizar contra a Covid-19 pessoas de 75 a 79 anos e profissionais de saúde.
Com esse novo lote, subiu para 1.052.960 o número de doses que chegaram ao estado, incluindo a CoronaVac e o imunizante de Oxford/Astrazeneca.
Pernambuco recebeu 886.960 unidades da Coronavac, para ambas as doses, e 166 mil da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, apenas para a primeira dose.
Segundo o governo, o Ministério da Saúde informou que providenciará em “tempo oportuno” o quantitativo para a segunda dose, que deve ser tomada três meses após a primeira aplicação.
O governo estima que, com a nova remessa, suba para 59% o quantitativo de idosos entre 75 e 79 anos que poderão ser vacinados, com as duas doses.
Também com a nova remessa, a expectativa do estado é atingir, aproximadamente, 86% do grupo de profissionais de saúde.
O governo afirmou que, no processo de divisão, é utilizada a base de cálculo populacional dos grupos prioritários do Ministério da Saúde.
Na manhã de quarta-feira (17), os lotes começam a ser distribuídos para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), segundo o estado.
Com informações do G1 PE