Pernambuco já tem 36 casos confirmados de ‘Superfungo’ em dois hospitais públicos da rede estadual

You are currently viewing Pernambuco já tem 36 casos confirmados de ‘Superfungo’ em dois hospitais públicos da rede estadual

Sete meses após a identificação do primeiro caso do “superfungo” Candida auris em unidades de saúde da rede pública de Pernambuco, o governo confirmou ao g1, nesta segunda (15), que 36 pessoas foram infectadas este ano e tiveram ocorrências confirmadas. Os registros foram feitos nos hospitais da Restauração (HR), no Recife) e Miguel Arraes, em Paulista.

O primeiro caso do ‘superfungo’ foi registrado em janeiro, no HR. No mesmo mês, o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe) solicitou ao governo, ao Ministério Público (MPPE) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT), a interdição de duas salas da Unidade de Trauma da emergência da unidade. Esse pedido não chegou a ser atendido.

Este ano, a Secretaria estadual de Saúde (SES-PE) notificou, ao todo, Das 41 ocorrências na rede estadual.

Além das 36 confirmações, quatro seguem em investigação e um caso foi descartado. O material coletado foi enviado para análise em um laboratório de referência.

Com informações do G1 PE