O governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (23), a convocação de 900 profissionais de saúde aprovados em seleção pública da Secretaria Estadual de Saúde (SES). São médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas e técnicos de enfermagem, radiologia e farmácia, que serão convocados na quinta, véspera de Natal.
Com a publicação no Diário Oficial do dia 24, a SES promete cumprir os trâmites e encaminhamento dos convocados de forma imediata. Do total, 67 vagas são para médicos das especialidades de cirurgia geral e vascular, clínico geral, pediatria, traumato-ortopedia e radiologia.
Outras 392 vagas estão distribuídas entre diversas áreas de nível superior (biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas). Há, ainda, 441 técnicos de enfermagem, radiologia e farmácia.
Os profissionais ficarão lotados em serviços da Região Metropolitana do Recife, que é área de abrangência da I Gerência Regional de Saúde (Geres), e também na II Geres (sede em Limoeiro), IV Geres (Caruaru), V Geres (Garanhuns) e VII Geres (Salgueiro).
Além da convocação, o estado anunciou que no Diário Oficial da quinta-feira (24), o governo também vai autorizar a realização de nova seleção pública simplificada para contratação de 60 médicos intensivistas, que vão atuar nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da rede pública.
O edital está previsto para ser publicano “nos próximos dias”, de acordo com a assessoria de imprensa da SES. Serão 44 vagas para intensivistas de adultos e 16 para intensivistas pediátricos, que serão lotados em serviços das I, IV e V Geres.
Atualmente, a rede de saúde pública de Pernambuco conta com 913 leitos em todo o estado dedicados, exclusivamente, aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), incluindo, portanto, casos suspeitos e confirmados da Covid-19.
Com informações do G1 PE