Pernambucana de 14 anos é primeira suspeita de hepatite desconhecida a ter transplante de fígado no Brasil

You are currently viewing Pernambucana de 14 anos é primeira suspeita de hepatite desconhecida a ter transplante de fígado no Brasil

Uma adolescente de apenas 14 anos de idade e natural de Ibimirim, no interior de Pernambuco, recebeu um transplante de fígado, na sexta (20), após o seu órgão entrar em falência. Foram 18 profissionais que trabalharam no procedimento, que durou aproximadamente 6 horas.

Segundo a equipe médica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Recife, a suspeita é de que o problema tenha sido causado pela hepatite com origem desconhecida que vem atingindo crianças em todo mundo.

Em entrevista coletiva realizada nesta sexta, no Huoc, os médicos Américo Gusmão, cirurgião do aparelho digestivo, e Cláudio Lacerda, hepatologista, deram detalhes sobre o caso da paciente, que não teve o nome divulgado oficialmente.

Lacerda afirmou que o Ministério da Saúde “já tem ciência desse caso” e “a essa altura também já foi informado que ela foi transplantada”. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que o caso já foi notificado.

A equipe disse que a garota deve ficar cerca de 15 dias no Hospital Universitário. Segundo os médicos, ela “está bem, internada na UTI, mas estável”.

Com informações do G1 PE